Esta tela fez parte de uma exposição coletiva "Mulheres Geraes" e procura expressar os diversos sofrimentos do universo feminino. (A palavra 'Geraes' vem homenagear a antiga terminologia do estado de Minas Gerais, proposta pela curadora da exposição).
Mulheres:
Mulheres:
Seus silêncios, formas de existir e de subsistir a realidades que, por circunstâncias alheias a sua vontade, são introjetadas. Assinala simultâneamente a força que carregam dentro se si próprias capaz de despertá-las para a superação.
Mulheres Geraes - 1,20m x 1m - acrílica sobre tela |
Mulher é a memória do mundo.
Nélida Piñon[1]
A tela "Ilusão" sugere uma reflexão acerca das atmosferas racional e emotiva que oscilam nesta névoa do imaginário que envolve a trajetória da mulher.
Ilusão - 0,40 m x 0,33 m - acrílica sobre tela |
"Casulo" busca revelar uma fase introspectiva de reavaliação interna, de quietude, aparente imobilidade exterior, em que a mulher rega suas próprias raízes, armazena toda a sua capacidade e nutre a alma para expandir-se no momento exato em que sua natureza germinar.
Casulo - 1,20m x 0,80m - acrílica sobre tela |
[1] KAZ, Leonel; LODDI, Nige. (orgs). Século XX: A Mulher conquista o Brasil. Rio de Janeiro: Aprazível Edições, 2006/2007. p.22. Nélida Pinõn foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras.